A Companhia

Acerca

O Grupo Experimental de Música e Dança de Aveiro, é uma Associação Cultural, sem fins lucrativos, empenhada na divulgação e promoção da Dança, que nasceu em 1983.

Protocolo entre o GEMDA e a Câmara Municipal de Aveiro, visando a criação da Companhia de Dança de Aveiro – CDA. Em 2006 foi assumido o seu carácter totalmente profissional. A Companhia de Dança de Aveiro desenvolve o seu trabalho procurando através da Dança Contemporânea levar ao seu público assuntos de maior relevância para a sociedade actual.

Tem também como preocupação ser acessível a um público o mais abrangente possível, pretendendo assim atingir diferentes classes sociais e faixas etárias. A Companhia tem levado o seu trabalho a localidades muitas vezes ignoradas e esquecidas pela grande maioria dos produtores de artes e espectáculo, concorrendo para a promoção da qualidade de vida, da cidadania e qualificação das populações. Em Portugal já se apresentou em cerca de uma centena de locais diferentes, incluindo Açores e Madeira e no estrangeiro já esteve por 3 vezes no Brasil, em França, China (Macau) e inúmeras vezes em Espanha.

A Companhia nos seus trabalhos coreográficos tem em si embutidos diversas linguagens da Dança Contemporânea que utiliza para a sua criação, tanto como um trabalho mais tecnicista, como um trabalho mais experimental, abrindo assim o seu leque artístico, descentralizando e dinamizando a oferta cultural, corrigindo assimetrias regionais e colaborando como instrumento de desenvolvimento económico e de qualificação, inclusão e coesão sociais.

Visa também uma vertente educativa, tendo diversos projectos e iniciativas com este fi m. Em 2010 foi criada a Cia Jovem, grupo formado por jovens bailarinos (entre os 12 e 18 anos) que têm formação gratuita nas diversas áreas da Dança. Pioneira no desenvolvimento do conhecimento da Dança em Portugal, foi atribuída à CDA em 2008, pelo Município Aveirense, a Medalha de Mérito Cultural e o Prémio Carreira, pela Rádio Aveiro FM.